Moda hip hop
Moda hip-hop: do gueto à passarela
Hip-hop fashion: from the ghetto to the catwalks
Camila Marques
Mestranda em Comunicação Midiática na Universidade Federal de Santa Maria camila.markes@yahoo.com.br Resumo:
É sobre as relações entre moda e música, mais especificamente, sobre moda e música hip-hop que se debruçam as reflexões a que o artigo pretende realizar, buscando como principal objetivo o entendimento do percurso que levou o vestuário característico de uma subcultura urbana a se tornar uma das “tendências da vez”. Assim, realiza-se uma pesquisa bibliográfica e documental, entendendo esta moda que caminha das periferias para as grandes passarelas.
Palavras chave: moda hip-hop; periferia; tendência.
Abstract:
It's about the relationship between fashion and music, more specifically, about fashion and hip-hop music that focus the reflections that the article intends to accomplish, seeking as main objective the understanding of the path that led the clothing characteristic of an urban subculture to become one of the "trends of time." So it holds a bibliographical and documentary, understanding this fashion walking in the peripheries to the big catwalks.
Key-words: hip-hop fashion; periphery; trend.
1 Os ciclos da moda
Apesar de as relações entre moda e música acabarem aparecendo quase sempre nas reflexões teóricas sobre a moda, percebemos que são raras aquelas que se debruçam exclusivamente sobre essas interações. No Brasil, poderíamos recorrer a Corrêa (1989), que discorre sobre as relações entre o mercado musical que, segundo ele, é um produto cultural - e a moda - concebida como uma decorrência similar a esse mercado.
O mesmo acontece com o punk, segundo Rodrigues (2012). Não é raro vermos, por exemplo, publicações afirmando que a estilista, tida como a mãe do estilo punk Wivianne Westwood e o dono de loja de roupas Malcolm McLaren, também empresário da maior banda punk do mundo - o