Almoxarifado
1 DEFINIÇÃO DE ARMAZENAGEM 5
1.1 Objetivo da armazenagem 5
1.1.1 Consolidação 5
2 PROCESSO 5
2.1 Conceito 6
2.1.1 VANTAGENS E DESVANTAGENS DA ARMAZENAGEM 6
3 FUNÇÕES DA ARMAZENAGEM 6
3.1 Dispositivos de armazenamento 8
3.1.1 Arranjo Físico 8
4 SEGURANÇA 9
4.1 Movimentação de Mercadorias 10
4.1.1 Formas de movimentação 10
5 CONTROLE DE MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS 10
5.1 Equipamentos utilizados 11
5.1.1 Custos 11
6 ALGUMAS REGRAS 11
1 DEFINIÇÃO DE ARMAZENAGEM
Atividade que diz respeito a estocagem ordenada a distribuição de produtos acabados dentro da fábrica ou em locais destinados a este fim, pelos fabricantes ou através de um processo de distribuição. Com o objetivo de acrescentar valor e melhor solução para as empresas.
1.1 Objetivo da armazenagem
Gerenciar espaço tridimensional de um local adequado e seguro, colocado a disposição para a guarda de mercadorias que serão movimentadas rápida e facilmente, com técnicas compatíveis as respectivas características, preservando a sua integridade física.
1.1.1 Consolidação
No passado, o Almoxarifado era definido como “um lugar para guardar materiais”.
Hoje a armazenagem integra a politica da empresa no que diz respeito à produção, marketing e finanças. Para atender seus clientes dentro dos prazos e ter custos reduzidos, e ainda se responsabilizando pelo recebimento, cuidados, entrega do produto certo, na hora certa, na quantidade certa e com qualidade.
2 PROCESSO
A armazenagem é o processo empresarial que estoca produtos, entre o ponto de origem e o ponto de consumo, e fornece informações gerenciais da condição e disposição dos itens armazenados. É constituída por um conjunto de funções e conservação de materiais, uma das coisas mais importantes no processo de armazenagem é a previsão da demanda, um erro pode levar a falta de produtos ou ao excesso. Outro ponto importante é a localização do