Resumo- conceitos, finalidades...
1. CONCEITO:
O resumo é uma apresentação breve, concisa e seletiva de um texto que permite ao destinatário tomar conhecimento de um documento sem a necessidade de ler as partes componentes. Significa criar um texto mais curto, utilizando somente as informações mais importantes do texto original.
2. FINALIDADE:
Difundir as principais informações contidas na obra, permitindo a quem o ler resolver sobre a conveniência ou não de consultar o texto completo.
3. LOCALIZAÇÃO:
Boletins bibliográficos, parte de uma monografia, antes de um artigo, em revistas especializadas, catálogos de editoras etc.
4. OBSERVAÇÕES:
Antes de começar um resumo é importante saber a quem ele se destina, para saber como ele deve ser feito.
Deve-se deixar de lado os exemplos, detalhes e outros dados secundários.
O resumo deve ser feito sempre com suas próprias palavras.
O resumo não é apenas um apanhado de frases soltas. Ele deve trazer as idéias centrais e o(s) argumento(s) daquilo que se está resumindo. Assim, as idéias devem ser apresentadas em ordem lógica.
O texto do resumo deve ser compreensível
Na fase da leitura é interessante identificar as seguintes questões:
• Qual o tema tratado pelo autor? • Qual o problema que ele coloca? • Qual a posição defendida pelo autor com relação a este problema? • Quais os argumentos centrais e complementares utilizados pelo autor para defender sua posição?
5. TIPOS
1. RESUMO INDICATIVO OU DESCRITIVO
- Utilização de frases curtas que correspondem aos elementos fundamentais do texto original; - Deve ficar em torno de 15 a 20 linhas; - Encontram-se apenas referências às principais partes do texto original, sem detalhar aspectos como exemplos, dados qualitativos ou quantitativos. - NÃO dispensa a consulta do texto original para a compreensão do aluno.
2. RESUMO INFORMATIVO OU ANALÍTICO
- Apresentar de maneira sucinta, o assunto da obra; - Não