copan
Oscar Niemeyer
FICHA TÉCNICA
Projeto
Edificio Copan
Arquiteto
Oscar Niemeyer
Local
São Paulo, SP
Início do projeto
1952
Conclusão da obra
1971
Área do terreno
11,500 m2
Área construída
120.000 m2
Contexto Histórico
Projetado na década de 50 pelo arquiteto Oscar Niemeyer com a colaboração de Carlos Alberto Cerqueira Lemos, o edifício COPAN surgiu num período em que a cidade de São Paulo apresentava uma dinâmica de transformação e crescimento espantosos (Mendonça, 1999). Com o avanço da industrialização para fora dos limites da cidade juntamente a grande especulação imobiliária em torno do centro, verificaram-se dois aspectos marcantes desta época: Uma intensa expansão na malha urbana e o adensamento populacional com verticalização da área central (Piccini,
1999).
Forma sinuosa do COPAN quebrando ângulos retos do centro da capital paulista, tem a marca de seu criador. O gosto pela linha curva é uma das pricipais características da obra de Oscar Niemeyer que escreveu: “não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível… o que me atrai é uma curva livre e sensual…” (Niemeyer, 1998). O brise soleil utilizado serve, além de proteção solar, para enfatizar a fachada ondulada. Este recurso já tinha sido usado por Niemeyer antes no edifício Montreal, também na cidade de São Paulo (Valle, 2000).
Estrutura
O Edifício Copan é a maior estrutura de concreto armado do país, com cerca de 400 quilos por metro cúbico construído.
O prédio tem 115 metros de altura,
120 mil metros quadrados de área construída, 1.160 apartamentos que variam de 26 a 350 metros quadrados e cerca de 5 mil moradores distribuídos em seis blocos.
No térreo distribuem-se cerca de 70 lojas. Estrutura
Estrutura
Os pavimentos térreo, foyer e terraço, bem como os dois subsolos, possuem duas fileiras de pilares de
60 cm espessura
•
Pliares 60 cm x 2,40 m com as extremidades curvas.
•