Copan
PESQUISA - EDIFÍCIO COPAN
01 - BIOGRAFIA DO ARQUITETO
1907 : No dia 15 de Dezembro nasce Oscar Niemeyer (Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho), no Rio de Janeiro.
“Nasci em Laranjeiras, na Rua Passos Manuel. Uma rua íngreme, tão íngreme que até hoje me espanta como a corríamos de cima para baixo jogando futebol” (Revista Época, 09/11/1998)
Anos 20 : “Naquela época áurea, o Rio de Janeiro era a capital do Brasil. Sua noite era uma festa, bares, cafés, cabarés, chorinhos, arrasta-pés! E Niemeyer, a mil, adorava uma seresta…”
“Quando saí de casa e vi como a vida era injusta entrei para o Socorro Vermelho. A gente arranjava roupas e coisas para auxiliar os mais pobres”. (Jornal do Brasil, Caderno B, 11/12/2005) O Socorro Vermelho que foi mencionado era uma organização relacionada ao Partido Comunista Brasileiro de apoio a perseguidos e presos políticos e suas respectivas famílias.
1928 : Niemyer casa-se com Annita Baldo, com quem tem a sua primeira filha Anna Maria Niemyer, a mesma noiva que o leva para a igreja, apesar de ser ateu; Sendo agora um pai de família vai trabalhar com o pai em tipografia, e assim surge o talento e a paixão para o desenho.
1929 – 1934 : Matricula-se na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro e forma-se engenheiro-arquiteto em 1934.
1932 : Inicia a vida profissional no escritório de Lúcio Costa (1902-1998), arquiteto com o qual, anos depois, criaria Brasília.
1936 : Revela-se eficiente ao trabalhar com Le Corbusier e Gustavo Capanema como estagiário de Lúcio Costa no projeto do prédio para o Ministério da Educação e Saúde Pública, no Rio.
1937: Projeta seu primeiro projeto construído, a Obra do Berço, no Rio de Janeiro.
1938 : Projeta a Casa de Oswald de Andrade em São Paulo, e um pequeno hotel na cidade de Ouro Preto-MG.
1940 : Faz o projeto do Conjunto de Pampulha em Belo Horizonte, sua primeira obra de impacto, contando com a elaboração executiva de Joaquim Cardoso e