Coordenação motora - resumo
Coordenação Motora pode ser definida como a capacidade com que cada ser tem de usar, de forma eficiente, os musculos esqueléticos do corpo para ter forma de vida mais eficiente e prática. Sendo evidente desde de pequeno as crianças são instruidas de um modo que cause o melhor desenvolvimente de seu corpo, ao aprender a pintar dentro de espaços delimitados a criança já começa a desenvolver sua coordenação, à medida que ela for sendo alfabetizada, aumentará a sua capacidade motora.
As conseguências daqueles que não desenvolvem a cordenação motora esta evidente no chamado “tempo de reação”, podendo causar depressão em crianças e até mesmo outros problemas mentais com forme o passar dos anos. Durante a velhice, a dificuldade de realizar tarefas fica evidente: as distâncias mais longas, as escadas mais difíceis de subir, as ruas mais perigosas de atravessar. O mundo torna-se uma ameaça para o idoso. Sendo assim, a atividade física generalizada precisa ser vivenciada e receber mais importância do idoso.
2.0 A importância da escolar no desenvolvimento da coordenação motora.
Os movimentos aprendidos durante os primeiros seis anos da infância caracterizam a base para as aprendizagens numa fase posterior. As habilidades motoras que a criança adquire numa fase inicial são aperfeiçoadas na idade adulta. Sendo assim onde a criança, um ser considerado inápito e submisso a sobrevivência em nosso mundo rude, estaria em seus primeiros anos de sua vida? A resposta para essa pergunta seria simples, em creches e escolas.
Os chamados jardins de infância seriam um dos momentos mais importântes na vida de uma criança para o desenvolvimento da coordenação motora que ao chegar na primeia série, ou maternal, já seria trabalho das aulas de artes e de educação física. O ato de juntar rabiscos para formar um desenho é considerado uma das formas de desenvolvimento mais recomendado para os primeiros anos de vida, junto a colorir (saber onde é o fim exato de um