Cooperativismo
1. O cooperativismo
2. História do Cooperativismo
3. Princípios do Cooperativismo
4. Características do Cooperativismo
5. Classificação das Cooperativas
6. Estruturas organizacionais Cooperativistas
7. Demonstração de Resultado do Exercício (se der)
8. Cooperativismo no Brasil
9. Pontos positivos e pontos negativos do cooperativismo
1. O Cooperativismo
Cooperativismo origina-se da palavra cooperação, que significa a união para um bem comum. É uma doutrina cultural e socioeconômica, baseada na liberdade humana e nos princípios cooperativos. A cultura cooperativista busca educa a pessoa desenvolvendo uma mentalidade mais aberta, flexível, participativa, humana e solidária.
2. História do Cooperativismo
Em meados do século XVIII surgiu a chamada Revolução Industrial. A mão-de-obra perdeu grande poder de troca. Os baixos salários e a longa jornada de trabalho trouxeram muitas dificuldades socioeconômicas para a população.
E através destas dificuldades surdiu uma organização formal, denominada cooperativa. A cooperativa surgiu com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, e isso só seria possível através do respeito dos valores do ser humano, da pratica de regras, normas e principais próprios.
Reuniram-se 28 pessoas, a maioria tecelões. Discutiram, analisaram e avaliaram as ideias. Respeitaram os costumes e as tradições e estabeleceram normas e metas para a organização de uma cooperativa. Após um ano de luta acumularam um capital de 28 libras e conseguiram abrir as portas de um pequeno armazém cooperativo em Rochdale (Inglaterra), em 21-12-1844, com o nome Sociedade Rochdale dos Pioneiros Equitativos.
3. Princípios do Cooperativismo
4. Características do cooperativismo
5. Classificação das Cooperativas
As cooperativas são classificadas de três formas: As singulares (geralmente formadas por no mínimo 20 pessoas físicas), Federações de cooperativas (constituídas de no mínimo três cooperativas singulares), e as