Cooperativismo
O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de mostrar como funciona uma cooperativa que é uma sociedade de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida.
2. COOPERATIVISMO
Lucia Young (2008, pg. 17), no vocabulário Jurídico, define cooperativismo como:
“Derivado do latim cooperativus, de cooperari, (cooperar, colaborar, trabalhar com os outros), segundo o próprio sentido etimológico, é aplicado na terminologia jurídica para designar à organização ou sociedade, constituída por várias pessoas, visando melhoras as condições econômicas de seus associados”
Cooperativa pode ser caracterizada pela interligação, sem visar o lucro, entre o tomador de serviços e os cooperados que irão executá-los. Neste aspecto, a cooperativa é uma extensão dos cooperados. Celebram contrato de sociedade cooperativa, as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir com bens ou serviços para o exercício de uma atividade econômica, de proveito comum, sem objetivo de lucro.
A partir da criação da Sociedade dos probos pioneiros de Rochdale, a idéia de cooperação ganhou novos contornos. O que antes acontecia na forma de agrupamento momentâneo com objetivos específicos, agora se tornava um sistema duradouro que gerava resultados extremamente positivos para todos. Nascia o cooperativismo como movimento, filosofia de vida e modelo socioeconômico, capaz de unir desenvolvimento econômico e de bem-estar social.
O Cooperativismo é um sistema fundamentado na reunião de pessoas e não no capital, em que o empreendimento comum realizado em qualquer ramo da atividade, visa às necessidades do grupo e não ao lucro, busca prosperidade conjunta e não individual.
Essa diferença faz do cooperativismo uma alternativa socioeconômica que leva ao sucesso com equilíbrio e justiça entre os participantes. Associado a valores