Cooperativismo
Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas, unidas voluntariamente para atender suas necessidades e aspirações econômicas, sociais e culturais, através de uma empresa coletiva e democraticamente controlada.
Valores do Cooperativismo
• Ajuda mútua
• Responsabilidade própria
• Democracia
• Igualdade
• Equidade
• Solidariedade
Princípios do Cooperativismo
Adesão Voluntária e Livre: As cooperativas são organizações voluntárias, abertas a todas as pessoas aptas a utilizar seus serviços e dispostas a assumir suas responsabilidades de ser sócias, sem discriminação política, religiosa, racial ou de sexo.
Gestão Democrática e Livre: As cooperativas são organizações geridas democraticamente por seus sócios, que participam ativamente na formulação de políticas e tomada de decisões.
Participação Econômica dos Membros: Os sócios contribuem equitativamente para o capital de suas cooperativas e o gerem democraticamente. Ao menos uma parte é, por regra geral, propriedade comum da cooperativa. Normalmente, recebem uma remuneração, quando existe, limitada sobre o capital integralizado como condição para ser sócio (suas quotas-partes).
Autonomia e Independência: As cooperativas são organizações autônomas de ajuda mútua, geridas por seus sócios. Firmam acordos com as outras organizações, incluindo governos ou, se conseguirem capital de fontes externas, o fazem em condições que assegurem o controle democrático por parte de seus sócios e que mantenham sua autonomia cooperativa.
Educação, Formação e Informação: As cooperativas proporcionam educação e formação aos sócios, aos representantes eleitos, aos diretores e aos colaboradores, para que esses possam contribuir de forma eficaz para o desenvolvimento delas. Informam ao grande público, especialmente aos jovens e aos líderes de opinião, sobre a natureza e os benefícios da cooperação.
Intercooperação: As cooperativas servem de forma mais eficaz os seus sócios e dão mais força ao movimento