Cooperativismo
Cooperativismo
Componentes: Fernando Perim, Leonardo Lopes, Rafael Basílio, Mario Lomara, Bruno.
Curso: Administração Noturno
No decorrer das próximas paginas, estaremos falando sobre o Cooperativismo, que é uma formação ou colaboração de grupos onde os interesses são os mesmos, no caso as vantagens econômicas são as mais visadas.
As instituições que se utilizam do cooperativismo como forma de condução para suas atividades socioeconômicas são chamadas cooperativas e baseiam-se também, além dos princípios em valores de ajuda mútua e responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade.
Na tradição de seus fundadores, os membros das cooperativas, os cooperados, devem acreditar e primar em valores éticos da honestidade, transparência, responsabilidade social e preocupação pelo seu semelhante.
As Cooperativas são empresas onde buscam visar o melhor para os seus colaboradores, ou seja, não buscam vantagem sobre o outro, e sim uma melhora para todos, dentre esses aspectos encontra-se o nível balanceado dos preços de mercado.
Veremos que existe vários tipos de Cooperativas, porém cada uma segue sua conduta de acordo com a sua origem e método de trabalho dos colaboradores.
Origem: Cooperativismo começou a ser pensado sob influência do pensamento econômico e social de utópicos franceses e ingleses no século XIX chamados de Owen, Fourier, Buchez e Blanc.
Owen e Fourier – visaram o lado de associações agrícolas
Buchez e Blanc – visaram mais parada associações de trabalhadores urbanos.
Para Owen, combater a ideia de lucro e concorrência era primordial para combater a injustiça social.
Com isso foi criada a ACI – Aliança Cooperativa Internacional, essa aliança buscava preservar os valores e representar o ideal da cooperação