Cooperativa de serviço e trabalho
Plano de monografia apresentado ao Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá, como parte dos requisitos necessários para aprovação na disciplina de Técnica de Pesquisa em Economia, do Curso de Graduação de Ciências Econômicas.
Professor:
Maringá
1999
1. TEMA
Cooperativas de serviços e trabalho.
2. DELIMITAÇÃO DO TEMA
Um histórico sobre o surgimento das cooperativas de serviços e trabalho até a sua atual concepção e as diferenças básicas entre estas cooperativas e as empresas privadas.
3. PROBLEMA/JUSTIFICATIVA
O interesse individual de se constituir uma firma a fim de se obter ganhos e renda e ainda proporcionar no ponto de vista social uma melhora na oferta de empregos, deve-se considerar antes alguns aspectos na escolha do tipo de empresa que os indivíduos formarão.
Este conjunto de indivíduos deverão estar atentos às vantagens e às desvantagens que se pode obter entre se formar um empresa privada ou uma cooperativa de serviços e trabalho. Aspectos como carga tributária, distribuição dos ganhos e forma trabalho, apresentam características diferentes entre estas formas.
No campo social, as cooperativas são uma ótima forma de se reduzir o desemprego devido a alguns estímulos, dentre eles a divisões de lucros e dos excedentes entre os seus cooperados; mas as empresas privadas oferecem vantagens apenas à seus proprietários como forma de recompensa ao seu capital investido, uma remuneração direta e exclusiva denominada de lucro, e para trabalhadores que compõem esta empresa, é pago apenas o salário pelos seus serviços prestados.
Então fica uma questão para os interessados em constituírem uma firma: é mais vantajoso formar uma cooperativa que no campo social é uma forma de se reduzir com o desemprego, reunindo um grupo de pessoas já motivadas a fim de desenvolverem um trabalho que trará uma distribuição justa dos ganhos e dos excedentes lucrativos, ou será melhor constituir uma