Nutriçao
Tema: Registro Alimentar
Trabalho apresenta como requisito avaliativo da disciplina Nutrição Aplicada á Educação física do curso de Educação Física Período Noturno, da instituição CEULP/ULBRA.
Acadêmica: Welliton Saturnino Brito
Professora: Soraya Rodrigues Dodero
1. CONCEITOS TEÓRICOS
Calorias consumidas - calorias gastas = Equilíbrio energético.
Equilíbrio energético é a relação entre o consumo energético, traduzido pelo equivalente calórico dos nutrientes que compõem a dieta e a demanda energética associada ao equivalente energético do trabalho biológico realizado.
Apesar de existirem diferenças individuais importantes relacionadas aos mecanismos de consumo e de demanda energética, o equilíbrio energético é o determinante principal quanto às modificações associadas à proporção relativa de gordura e de massa isenta de gordura.
Equação do Equilíbrio Energético
A primeira lei da termodinâmica, a chamada lei de conservação de energia, indica que a energia não se cria, nem se destrói, porém pode trocar de forma. No caso do organismo humano, a energia necessária para atender à demanda solicitada pelo trabalho biológico é sintetizada dos alimentos que são consumidos.
Portanto, o equilíbrio energético oferece indicações quanto ao estado nutricional com repercussões diretas na variação do peso corporal. A relação consumo-demanda energética apresenta três possíveis situações:
Equilíbrio energético positivo.
Equilíbrio energético negativo.
Equilíbrio isoenergético.
Quando o consumo exceder a demanda energética, ocorre o equilíbrio energético positivo. Exemplificando: o indivíduo apresenta, em média, consumo de alimento com equivalente energético de 2800 kcal/dia, acompanhado por demanda proveniente do trabalho biológico de apenas 2500 kcal/dia, o que equivale a equilíbrio positivo ou "superávit" de 300 kcal/dia. Essas 300 kcal extras não