Controles Financeiros
Analista: Mariana Delphino
Controlar as finanças da empresa é realmente importante? Sim, pois saber realizar este controle, significa que o empresário tem consciência da situação financeira real em que se encontra o seu negócio, para conduzi-lo da melhor maneira. Isto é, significa saber qual é o melhor momento para se realizar investimentos ou não em sua organização, independente do seu segmento (comércio, serviços, indústria). A Gestão Financeira, nada mais é do que um conjunto de ações e atividades relacionadas as áreas de compras, de vendas, de marketing, de atendimento ao cliente, de implantação e manutenção dos controles de estoques, e outras atividades que exigem a participação e/ou o envolvimento direto do empresário, com a finalidade de melhorar os resultados econômicos e financeiros decorrentes de suas atividades operacionais.
Manter os Controles Financeiros atualizados são importantes para evitar que a empresa solicite empréstimos e financiamentos desnecessários, para isso podemos utilizar um Plano de Contas, que é uma forma de organizar as entradas e saídas de caixa(fluxo de caixa) da empresa.
Por isso controlar diariamente as finanças da sua empresa permite realizar um melhor planejamento de suas entradas e saídas proporcionando melhor resultado financeiro. É muito importante para o empresário em parceria com o técnico contábil da empresa, definir um plano de contas adequado e personalizado para as operações da empresa.
O fato é que o sucesso empresarial está ligado a diversos fatores não somente financeiros, porém o controle financeiro é com toda certeza uma ferramenta fundamental para manutenção do êxito alcançado e na busca de novos objetivos.