controles financeiros
Ciências Contábeis – 7º Período
Sumario
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVOS DO PLANEJAMENTO
3. CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A EMPRESA AUDITADA
4. DETERMINAÇÃO DO RISCO DE AUDITORIA
5. ATUALIZAÇÕES DAS INFORMAÇÕES
6. DETERMINAÇÃO DOS COMPONENTES SIGNIFICATIVOS DE UMA AUDITORIA
7. PLANEJAMENTO DA ABORDAGEM GERAL DA AUDITORIA
8. PLANEJAMENTO DA EXECUÇÃO DO TRABALHO
1. INTRODUÇÃO
O PLANEJAMENTO DE AUDITORIA está baseado na NBC T 11 - IT – 07, que define o seu plano de trabalho e o detalhamento dos procedimentos de auditoria a serem aplicados.
O planejamento de auditoria envolve a definição de ESTRATÉGIA GLOBAL para o trabalho e o desenvolvimento de um PLANO DE AUDITORIA.
A atividade de planejamento, como qualquer atividade que nós exercemos, depende de planejamento prévio. Logo, o Planejamento Estratégico é a primeira das etapas da execução de uma auditoria.
Qualquer atividade precisa ser bem planejada, para que a execução seja realizada a contento. E não é diferente na auditoria, que deve ser analisado qual objetivo da auditoria, o escopo, o alcance, a técnica de aplicação dos procedimentos, entre outros.
A natureza e a extensão das atividades de planejamento variam conforme o porte da entidade. Todo trabalho será desenvolvido considerando este e ponto e também são levados em consideração a experiência anterior dos membros chave da equipe, a complexidade da entidade e as mudanças que ocorrem durante o trabalho de auditoria. A quantidade de auditores e o tempo que irá durar a execução da auditoria varia de acordo com o tamanho da empresa, ou seja, quantas filiais ela possui, qual seu faturamento, qual setor será auditado, etc.
Após o planejamento, deve haver o controle para saber se o que foi planejado está de fato sendo colocado em prática.
2. OBJETIVOS DO PLANEJAMENTO
O planejamento tem o objetivo de beneficiar a auditoria de várias formas, pois auxilia o