Controles Financeiros
Controle Caixa Diário Um dos iniciais e principais fatores a se pensar em serem monitorados é o caixa diário, verificando se não há erros de registros ou desvio de custos. Neste sentido, o Controle Diário de Caixa requer que o caixa seja conferido diariamente, e se existirem diferenças estas devem ser apuradas no mesmo dia. Devem ser registradas todas as entradas e saídas de dinheiro, a fim de apurar o saldo existente de caixa. Este monitoramento é especialmente importante para pequenas empresas que muitas vezes vêm uma ajuda para aliviar suas despesas com o dinheiro de caixa, realizando o pagamento em dinheiro quando há recursos disponíveis. Além disso, o controle diário de caixa fornece dados para elaboração do fluxo de caixa.
O controle diário de Caixa deve ser elaborado seguindo os seguintes parâmetros:
DIA
HITÓRICO
ENTRADA
SAÍDA
SALDO
5
Saldo anterior
-
-
820
5
Vendas à vista
200
-
1020
5
Pagamento serviço de manutenção elétrica
-
70
950
5
Saldo a Transportar
-
-
950
Uma observação importante sobre o controle diário é que “se a empresa tiver saldo de dinheiro em caixa é melhor antecipar pagamentos por 3 a 5 dias do que depositar o dinheiro em bancos. Essa medida economiza gastos com CPMF” (Sebrae).
Controle de Bancos O Controle Bancário é extremamente importante, pois se trata do registro diário de toda movimentação bancária e do constante controle do saldo existente. Envolve os depósitos e créditos na conta da empresa, bem como todas as despesas debitadas em conta. Este controle gera informações sobre o saldo bancário e se os valores em conta são suficientes para saldar compromissos do dia.
Exemplo de como se pode ser