TC6M
O QUE É O TESTE DE CAMINHADA DE SEIS MINUTOS (TC6M) E PARA QUE ELE SERVE?
O TC6M é um teste que foi adaptado do teste de caminhada de doze minutos, descrito originalmente por COOPER em 1968, para avaliar pessoas saudáveis. Este teste foi ao longo do tempo sendo adaptado para que pudesse ser aplicado em pessoas doentes e também utilizado para avaliar as capacidades físicas de pessoas com patologias cardíacas e pulmonares e avaliar a capacidade submáxima do individuo (SCHVEITZER et al., 2009).
Segundo RODRIGUES 2004, tratasse de um bom teste para se aplicar, pois é, seguro, simples e tem uma boa tolerância pelos indivíduos até mesmo os com idade mais avançada.
O TC6M tem sido usado com bastante frequência na verificação da capacidade cardiovascular ao exercício e também podendo dar parâmetros para pressão arterial, frequência cardíaca, capacidades do sujeito em executar o teste e mensurar a distância percorrida (SUZUKI et al 2009). O teste de caminhada de seis minutos (TC6M) é um protocolo de fácil aplicação e muito eficiente para analisar a resposta de um indivíduo ao exercício dando uma visão global dos sistemas respiratório, cardíaco e metabólico. As principais vantagens do TC6 são sua simplicidade e o custo baixo, bem como o fato de que sinais e sintomas vitais podem ser medidos durante o teste (Morales-Blanhir et al 2011).
COMO SE APLICA O TC6M
O corredor utilizado para realização do TC6M deve ter uma temperatura confortável, podendo ser um ambiente fechado ou ao ar livre, desde que o mesmo tenha piso nivelado em toda extensão, superfície resistente e raramente percorrida para que não haja interrupções durante a caminhada pelas pessoas que transitam naquele local. A ATS 2005 sugere que se utiliza um corredor de 30 metros de comprimento, demarcados de 3 em 3 metros sem obstáculos onde o momento de fazer uma curva deve ser marcado com cones, mas alguns autores utilizam pista de tamanhos diferentes, uma sugestão e usar