Trabalho controles financeiros
Ciclo de vida: fases de evolução pelas quais passam seres humanos e organizações; desde o nascimento até a morte.
O ciclo de vida de uma organização passa por 8 fases. Para efeitos de modelo de gestão, as fases iniciais são consideradas típicas de pequena empresa, pois após a terceira fase entende-se que uma empresa passa de pequena para média.
a) Namoro ou pré-fase: fase em que o fundador da empresa apenas tem a idéia do negócio faz planos e algumas pesquisas. A organização ainda só existe na sua imaginação. Mas é nesta fase que o fundador assume um compromisso com o negócio que o manterá ou o falirá.
b) Infância ou primeira fase: início das atividades; é preciso vender, produzir, pagar as contas. É preciso produzir resultados para atingir o objetivo para o qual a empresa foi criada. É nessa ocasião que os Controles Financeiros propostos nesse trabalho efetuado pela ABgroup e gerenciado pelo SEBRAE devem ser implantados. Nesta fase, as organizações carecem de procedimentos formais, possuem poucos ou nenhum orçamento e poucas diretrizes e planejamentos; é altamente centralizadora, onde todos exercem todas as funções, e seu sistema de administração é totalmente informal. É nesta fase que se encontram a maioria das empresas incluídas do Projeto Comercio Varejista Capitão Poço
c) Toca-toca ou segunda fase: espera-se que a empresa tenha resolvido os principais problemas financeiros e as vendas estejam aumentando. Este pode ser um momento delicado, pois a empresa provavelmente tende a começar a gerenciar crises, surgindo assim a necessidade dos Controles Financeiros e outros serem melhores executados.
d) Adolescência ou terceira fase: como o que acontece com os seres humanos que se desligam da família, essa é a fase do crescimento em que os conflitos começam a surgir em decorrência do crescimento da empresa e esta tem que criar departamentos específicos para cada atividade. Surgindo os sistemas administrativos, a elaboração de