Controle
Rio do Sul
2010
literatura infantil – o despertar de um mundo novo
Artigo apresentado a IESAD - Instituto de ensino Superior a Distância
Aluna: Juliana aparecida Farias
Orientadora: Dulce Sautner Destro
Rio do Sul
2010
RESUMO
A Literatura Infantil tem papel importantíssimo na vida da criança, pois oferece oportunidades de viver o imaginário e favorece a visão original da realidade da criança. Quando lê, a mesma adquire um conhecimento do real e também do que não é real. Para a criança, ler é fonte de prazer, estímulo à criatividade, enriquecimento de experiências e motivação de aprendizagem. A Literatura Infantil pode ser usada como recurso lúdico desenvolvendo na criança um comportamento prazeroso. Nela, a criança aprende brincando, aprende a respeitar regras, se diverte, seja através da imitação, da socialização, interação ou dificuldades a ser vencida.
Palavras-chave: Literatura Infantil, desenvolvimento, criatividade, criança, lúdico.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho irá abordar a Literatura Infantil brasileira. Os primeiros modelos de histórias infantis não contavam apenas sobre o conto de fadas, mas sim um projeto educativo e ideológico que representava nos textos infantis a escola como importante aliada para a formação de cidadãos críticos.
Usualmente o ato de ler está circunscrito principalmente dentro dos muros das escolas, relacionado com a decifração dos códigos da escrita. Entretanto, existem outros tipos de leitura além desse. Se prestarmos atenção ao que acontece à nossa volta veremos facilmente variados modos de manifestação da prática do ler. Acredita-se que o significado de leitura vai além do simples conceito de decifrar sinais gráficos. O ato de ler é uma atividade de apropriação de significados e atribuições de sentidos experiência da pelo leitor.
Acredita-se que a literatura infantil é um recurso importantíssimo para o desenvolvimento das crianças, porque desenvolve, principalmente a