Geração y
RESUMO
Também chamada de geração da Internet, são aqueles indivíduos nascidos entre 1978 a 2003 que cresceram sob a influencia direta da Internet. São um tanto conservadores no aspecto social, gostam de novidades e querem estar sempre antenados.
São muitos responsáveis com aquilo que são responsabilizados, e no ambiente de trabalho são alegres, não acham que onde trabalham deve ser um lugar triste.
Não pensam duas vezes para mudar de emprego caso não se sintam confortáveis e valorizados.
Gostam de receber o combinado, pois entendem que o salário é para pagar as contas.
Na Internet adoram pular de site em site, não tem paciência e nem gostam de coisas demoradas, afinal, são capazes de assimilar diversos tipos de coisas, como ouvir musica, conversar no msn, ver o Orkut e fazendo coisas da escola e do serviço, tudo ao mesmo tempo.
Gostam de ser reconhecidos, são movidos a elogios.
Falam freqüentemente a língua digital e cada vez mais termos novos são criados para se identificar as coisas.
É de costume chamar as pessoas de cara, tanto homem quanto mulher, ou ate mesmo tio, tia para se referir as demais pessoas.
DEFINIÇÕES
Segundo Fabiani Seibel Stock, essa "turma" do Y, são profissionais que querem resultados rápidos, buscam de forma constante a satisfação profissional e qualidade de vida, estão sempre conectados e atualizados quanto ao uso de novas tecnologias e estão a cada dia assumindo mais postos no mercado de trabalho, inclusive cargos de liderança. A motivação do profissional dessa geração tem um prazo de validade; se a empresa não realizar essa manutenção, ele mesmo vai dar um jeito de resolver isso, ou seja, se algo não está legal na organização onde atua, e não vê perspectivas de melhora, simplesmente as buscará em outra empresa. Esse profissional é do mercado e não da empresa, e essa impaciência e infidelidade com o empregador torna essa geração alvo de críticas,