Controle
Estes controles garantem que antes de uma ação começar, tenha sido feito orçamento de Recursos Humanos, de materiais e recursos financeiros que serão necessários. Os orçamentos financeiros são o tipo mais comum de controle preventivo, porque a aquisição de empregados, equipamentos e suprimentos requer dinheiro. A programação é outro importante tipo de controle preventivo, pois estas atividades preliminares também exigem que uma considerável quantidade de tempo seja investida.
O controle preventivo é responsabilidade exclusiva de cada organização, como parte de seus próprios sistemas de controlo interno. Por esta razão, diz-se que o controle preventivo é sempre interno. Os administradores de cada empresa são responsáveis de assegurar que o controle preventivo esteja integrado nos sistemas administrativos e financeiros, e seja realizado pelo pessoal interno responsável pela realização desse trabalho.
Os controles simultâneos : são aqueles feitos durante o desenvolvimento de uma atividade. O mais conhecido desse tipo de controle é a supervisão é direta. Assim, um supervisor observa as atividades dos trabalhadores, e pode corrigir as situações problemáticas assim que aparecerem.
Atualmente, os sistemas de computadores podem ser programados para dar ao operador uma resposta imediata. Caso ele cometer um erro ou processar uma informação errada, o sistema de controles simultâneos do sistema irá rejeitar a ordem e indicarão onde está o erro.
Os controles posteriores são aqueles que são feitos após a ação. Assim, são determinadas as causas de qualquer desvio ou violação do plano original, e osresultados são aplicados a atividades futuras