Controle
Curso: Técnico em Logística
Turma: ABC – Cargas 08/ 2011
Aluno:
Atividade: UA2 – Atividade 01
Enunciado: REVOLUÇÃO DO CONTROLE
Controle é uma função administrativa: é a fase do processo administrativo que mede e avalia o desempenho, e toma a ação corretiva necessária. Assim, o controle é um processo essencialmente regulatório.
Os controles gerencias, hoje utilizados são conhecidos desde 1925, época em que o ambiente empresarial sofria poucas pressões de concorrentes, indústrias com poucas linhas de produção, prolongado ciclo de vida dos produtos e estrutura centralizada sendo a gestão executada por seus donos.
Com a chegada da Revolução Industrial os trabalhadores perderam o controle do processo produtivo, uma vez que passaram a trabalhar para um patrão (na qualidade de empregados ou operários), perdendo a posse da matéria-prima, do produto final e do lucro. Esses trabalhadores passaram a controlar máquinas que pertenciam aos donos dos meios de produção os quais passaram a receber todos os lucros. O trabalho realizado com as máquinas ficou conhecido por maquino fatura.
Após a Revolução Industrial e a consequente departamentalização das indústrias o controle de qualidade passou a ser exercido pelos inspetores que controlavam a produção, deixando de ser executado pelos mestres.
Com o impacto da produção em massa, inviabilizou economicamente a inspeção de toda a fabricação e, a partir desse fato, o controle da qualidade passou a ser feito através de estudos de vários métodos estatísticos de controle.
Após a Segunda Guerra Mundial, as organizações foram desafiadas a satisfazerem as necessidades sociais e tecnológicas de seus clientes. Com essas exigências, o controle de qualidade começou a ser implantados na fabricação industrial, pois, até então elas se preocupavam somente com a qualidade física de seus produtos.
Com toda esta trajetória, as empresas nos dias de hoje tem controle sobre absolutamente