Controle e Manutenção de Informações
A informatização e a automação da Manutenção da Informação para a organização é função mandatória. Dentre os ganhos que a organização pode ter com a informatização e a automação da informação, citamos: ganho de tempo na “manipulação” de dados, maior confiabilidade no trabalho de “manipulação” de dados, agilidade na aquisição dos dados, disponibilidade de informação em qualquer lugar e hora e eficiência operacional.
Com os sistemas, a organização espera poder prever, antecipar e planejar todas as operações logísticas, garantindo que elas possam ser rastreadas no tempo necessário e que os produtos possam ser localizados, controlando e relatando as operações executadas.
Um dos principais sistemas que podemos destacar é o EDI (Electronic Data Interchange) ou Intercâmbio Eletrônico de Dados é uma ferramenta que viabiliza a troca de documentos comerciais eletronicamente e, com isso, possibilita diminuir a quantidade de erros gerados pela digitação e o volume de papel, ao mesmo tempo em que aumenta a eficiência e a rapidez na comunicação entre os parceiros comerciais. É a única ferramenta de e-commerce (comércio eletrônico) que está adequada a um contexto automatizado e globalizado.
A EDI funciona como uma ferramenta que visa agilizar e automatizar todo processo de transação eletrônica da empresa, que vai da importação do produto ou aquisição do mesmo no mercado interno, distribuição e entrega ao consumidor. Também auxilia as empresas a gerir toda informação do seu negócio, ajudando no seu desempenho, através da armazenagem das informações trocadas através da EDI, gerando relatórios para posteriormente ajudar na tomada de decisões (PRATES eGALLÃO, 2007).
A correta implementação de EDI possibilita grandes vantagens às empresas e aos parceiros comerciais como o Ganho de Eficiência no qual reduz o volume de transações em papel com ganhos imediatos no custo administrativo e operacional; a rapidez, pois nos grandes volumes de