Projeto Manutenção Equipamentos
RESUMO
O ciclo PDCA é uma ferramenta da qualidade, que busca à partir da realização de quatro etapas básicas (Planejamento (Plan), Execução (Do), Verificação (Check) e Ação (Act)) o cumprimento de uma meta. As etapas consistem em fazer um planejamento, para depois realizar a implantação, sendo a terceira parte a de verificação dos resultados obtidos e por fim a realização da implantação e realização do projeto proposto, no nosso caso, a criação de um setor para realizações de manutenções preventivas de equipamentos. Através do método PDCA, definimos tabelas através das quais conseguimos avaliar a forma mais viável de selecionar máquinas, colaboradores e datas de manutenção e implantar controles e ações, para dar início à parte prática do projeto.
Palavras-chave: manutenção; equipamentos; controle; métodos.
1 INTRODUÇÃO
Quando em 17/12/2010 foi anunciado uma grande e profunda alteração nas regras para a Norma Nr. 12 (a Norma original foi criada em 8 de junho de 1978, aprovada pela portaria 3.214), que é responsável por manter a legislação que regulamenta uso e consumo de máquinas e equipamentos, observando seus riscos e rotinas de manutenção e controle, surgiram diversas dúvidas por parte de administradores, empresários, técnicos de segurança do trabalho e muitos outros envolvidos direta ou indiretamente na fabricação de equipamentos e na utilização dos mesmos.
Após avaliações e diversos problemas encontrados, como quebras repentinas, ou esquecimento de manutenções, aliado à rigorosidade da nova Norma Nr. 12, chegou-se à conclusão de que seria preciso reavaliar a forma como as manutenções eram realizadas e com isso implantar novos controles e melhorias na Fricar Indústria e Comércio, empresa do segmento frigorífico, localizada em Timbó.
Controlar manutenções, é imprescindível para visualizar o quanto isso é benéfico, para levantamento de estatísticas, para levar adiante e facilitar os processos de