Resenha filme Flexner
Introdução
Abraham Flexner, formado na Universidade de Johns Hopkins em Artes e Humanidades, foi o autor do Relatório Flexner, o qual modificou, a partir da segunda década do século XX, o ensino da pratica médica, dando maior ênfase na base cientifica da medicina.
A resenha aqui apresentada tem por objetivo mostrar a importância do Relatório Flexner e como o mesmo alterou o ensino da medicina.
Resumo
Convidado pela Carnegie Foudation, Flexner, visitando 155 escolas de medicina em seis meses, desenvolveu um trabalho de reforma do ensino das escolas médicas, o qual gerou muita polêmica devido a sua metodologia. O relatório tinha por finalidade avaliar o ensino da prática médica no Canadá e nos EUA, pois havia uma grande quantidade de Faculdades de Medicina sem estrutura física adequada e sem currículos de ensino apropriados e uniformes. Em seu estudo, Flexner, propunha uma reforma do ensino da saúde. Defendia um estudo da medicina centrado na doença de forma individual e concreta. Desse modo, para o autor o mais importante na aprendizagem seriam as atividades práticas, tanto laboratoriais quanto clínicas. Aos hospitais, ficou a cargo a transmissão do conhecimento médico, às faculdades restou o ensino laboratorial das áreas básicas da saúde. Na verdade, Flexer nada mais fez, através de suas precárias avaliações, do que consolidar o modelo científico médico que já vinha sendo desenvolvido, transformando assim o ensino da medicina em uma educação elitista com ênfase no modelo biomédico.
Devido a isso, houve a alteração no ensino da prática medica norte-americana e mundial, conforme o modelo proposto por Flexner o qual ficou conhecido como Modelo Flexneriano. No entanto, este modelo recebeu diversas críticas e vem sendo reavaliado, pois se evidenciou o descompromisso com a realidade e as necessidades da população, uma vez que Flexner desconsiderava em sua proposta de reforma a organização dos sistemas de saúde, comprovando a elitização da