Indicadores
DE
MANUTENÇÃO
GERÊNCIA DE MANUTENÇÃO
01. A EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO
02. SISTEMA DE INFORMAÇÃO APLICADO A MANUTENÇÃO
03. INVENTÁRIO E CADASTRO DE EQUIPAMENTOS
04. TERMINOLOGIA DE MANUTENÇÃO
05. CODIFICAÇÃO
06. COLETA DE DADOS
07. PROGRAMA MESTRE DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA
08. GERÊNCIA DE EQUIPAMENTOS
09. GERÊNCIA FINANCEIRA
10. GERÊNCIA DE MÃO-DE-OBRA
11. CUSTO NA MANUTENÇÃO - ANÁLISE CUSTO-BENEFÍCIO
12. MANUTENÇÃO PREDITIVA
01. A EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO Em qualquer atividade, seja industrial, comercial ou de serviço, o objetivo principal é obter o máximo de rentabilidade para o investimento efetuado.
Qualquer empreendimento, após a construção e montagem, a produção assume caráter estratégico e executivo, uma vez que as decisões tomadas objetivam facilitar e otimizar o cumprimento das atribuições desse órgão.
Funções administrativas: RH, O&M, TI, Suprimento, Orçamento, Segurança física e industrial, Bem estar social, Transporte, Conservação e limpeza, devem ter consciência da importância que passa a ter a Produção, visando reduzir encargos das equipes e evitar dispersão de potencial em atividades que não lhes dizem respeito.
ONU - Organização das Nações Unidas define atividade fim de qualquer entidade organizada como: Produção = Operação + Manutenção.
Cabe a Manutenção:
Reduzir as paralisações dos equipamentos que afetam a Operação;
Reparar, em tempo hábil, ocorrência que reduza o potencial de execução dos serviços;
Garantir funcionamento da instalação de forma que os produtos ou serviços atendam a critérios estabelecidos pelo controle de qualidade e padrões preestabelecidos.
O equivoco que existe, é que as empresas consideram a manutenção como atividade fim, e não como meio, para obter a produtividade da empresa.
A história da manutenção acompanha o desenvolvimento