Controle qualidade de imagem mamográfica
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA IMAGEM MAMOGRÁFICA
Professor: Gilvan Lopes
QUALIDADE DA IMAGEM
OBJETIVO Verificar a qualidade da imagem mamográfica e detectar mudanças na qualidade da imagem a fim de garantir que a densidade ótica, contraste, uniformidade e definição da imagem radiográfica estejam mantidos em níveis ideais.
QUALIDADE DA IMAGEM
EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS PARA O TESTE
1) Phanton mamográfico (com espessura aproximadamente de 4,5 cm – equivalente ao tecido da mama) contendo detalhes apropriados a serem investigados (fibras, microcalcificações e massas de diferentes tamanhos).
2) Disco de acrílico com aproximadamente 4 mm de espessura e 1 cm de diâmetro, inserido na parte superior do phanton, na área da imagem. Cuidado para não colocar o disco sobre os detalhes do fantoma. 3) Cassete com filme apropriado. 4) Máscara de filme usada para preencher as áreas do negatoscópio que não serão cobertas pela imagem do fantoma. 5) Imagem original do fantoma e imagem adquirida anteriormente na unidade mamográfica. 6) Lupas usadas em análise de imagens clínicas. 7) Densitômetro.
8) Ficha de ensaio.
PHANTON
Cassete com filme apropriado Negatoscópio Sensitômetro
QUALIDADE DA IMAGEM
PROCEDIMENTO DO TESTE
1) Carregue o cassete com o filme mamográfico. 2) Coloque o cassete carregado no porta cassete da unidade de mamografia. 3) Posicione o phanton sobre o porta cassete de modo que sua extremidade fique alinhada com a extremidade correspondente à parede do porta cassete. 4) Faça a compreensão adequada à espessura do Phanton. 5) Para equipamento que usam detector de phototimer, verifique se o centro do Phanton foi colocado sobre o detector e se as imagens anteriores foram adquiridas com o fantoma nesta mesma posição. 6) Em locais que usam técnicas manuais, selecione o tempo de exposição e o mA (ou mAs) apropriado para esta espessura do Phanton. Anote esta técnica na ficha de ensaio. 7) Selecione