Web 2 - teoria e prática da redação jurídica
1º) A justiça, juntamente com a ciência e esta última ligada com a ética, fazem parte de uma tarefa, que a muito tempo ao humanidade assumiu: a busca de compreender o próprio ser humano, e a interpretação das normas por ele mesmo criadas. Para um harmonioso convívio social, a justiça fez-se necessária. A justiça e a ciência se interligam a partir do momento em que surgem regras que incorporam a ética, e cerceiam a liberdade dos cientistas. Portanto é sim possível haver uma conciliação entre o saber científico e jurídico.
A respeito da religião e da justiça, podemos falar com toda certeza, em campos diferentes entre si. Atualmente não se tem exatamente uma opinião unânime a respeito do assunto. As divergências são inúmeras, principalmente quando observamos a diversidade de religiões espalhadas pelo mundo.
O Direito só pode ser compreendido quando observado o fato, o valor e a norma. Ele ganha uma certa e real interpretação quando observados os eventos sobre o qual atua, bem como a importância que sobre eles colocamos. De certo modo o Direito depende da cultura do local que o cerca.
Enquanto a moral estabelece um conjunto de regras que são assumidas pela própria pessoa, que não possuem limite geográfico nem punições pelo descumprimento das mesmas. O Direito busca estabelecer uma harmonia social, garantida por um conjunto de regras, delimitadas pela fronteira do Estado. Há algumas divergências a respeito do assunto. Alguns autores geram a ideia de que toda lei é moralmente aceitável, porém há vários exemplos de conflitos entre Moral e Direito. Há também quem diga que o Direito concentra-se totalmente dentro do campo da moral, outros são mais radicais ao afirmarem que ambos não se relacionam de maneira alguma. porém, existem aqueles que apresentam uma teoria mais aceitável, a que