Controle na administração
Pâmela Borges da Silva
Professor- Cilon Junior Raspini Vieira
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Processos Gerenciais (EMD0250) – Técnicas de Gestão.
27/09/2012
RESUMO
Controle é uma das funções que compõem o processo administrativo. A função controlar consiste em verificar se as atividades realizadas estão de acordo com as atividades e seus projetos originais, que foram planejadas. Oliveira (2005, p.427) explica que controlar é comparar o resultado das ações, com padrões previamente estabelecidos, com a finalidade de corrigi-las se necessário. Segundo a obra original de Fayol, é o controle que resulta a função administrativa, conhecida pela sigla”POCCC”, onde é identificado no primeiro “C (da sigla)”, ou seja, parte da resultante desenvolvida a partir do terceiro “C(da sigla)”.Onde sempre o administrador, partindo do necessário Planejamento e Organização estabelecidos, tem a possibilidade de então, identificar, analisar, avaliar e (como consequência), CONTROLAR a resultante de sua obra(Planejamento/ Organizada).Controle é o processo de assegurar a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modificá-los.
Palavras-chave: Controle. Planejamento. Resultado.
1 INTRODUÇÃO
Controle é um termo com muitos significados e deve ser entendido como uma função administrativa, como o planejamento, a organização e a direção. Mas como é aplicado o controle numa instituição? Os controles podem ser classificados de acordo com o nível da empresa onde ocorrem assim, o controle estratégico, o controle tático e o operacional.
2 DESENVOLVIMENTO
Controle é uma das funções que compõem o processo administrativo. A função controlar consiste em averiguar se as atividades efetuadas estão de acordo com as atividades que foram planejadas, isto é, é a fase do processo administrativo que mede avalia o desempenho e toma a ação necessária. Assim o controle é