Administração de controle
SUMÀRIO
Introdução3
Organização3
Controle3
1. Conceito de controle4
2. O Processo de Controle6
Dicas6
Alguns conceitos de controle6
3. Estabelecimento de objetivos ou Padrões7
4. Avaliação do Desempenho9
5. Comparação do desempenho com o objetivo padrão10
6. Ação corretiva12
7. O controle como um sistema cibernético13
8. Características do Controle14
9. Tipos de Controle15
10. Controle Estratégico16
11. Controles táticos17
12. Controle Orçamentário18
13. Controles operacionais20
14. Controle de estoques21
15. Controle de qualidade23
Conclusão24
Bibliografia24
Introdução
Como as organizações não operam na base da improvisação e nem ao acaso, elas precisam ser devidamente controladas. Elas requerem considerável esforço de controle em suas várias operações e atividades. O controle constitui a última das funções administrativas, vindo depois do planejamento, da organização e da direção. Controlar significa garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente.
A função administrativa de controle está relacionada com a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados através da atividade das pessoas que compõem a organização. O planejamento serve para definir os objetivos, traçar as estratégias para alcançá-los e estabelecer os plano de ação. A organização serve para estruturar as pessoas e recursos de maneira a se trabalhar de forma organizada e racional. A direção mostra os rumos e dinamiza as pessoas para que utilizem os recursos da melhor maneira possível. Por fim, o controle serve para que tudo funcione da maneira certa e no tempo certo.
Planejamento
OrganizaçãoControle Definir os padrões de desempenho. Monitorar o desempenho. Comparar o desempenho com os padrões estabelecidos.
* Efetuar ação corretiva para assegurar os objetivos desejados
Direção
Figura 1: o controle dentro do processo administrativo
A pergunta