Controle Integrado De Vetores E Pragas Urbanas
Colégio Técnico de Campinas
Departamento de Alimentos
Documento Nº
2014
PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRONIZADO
Refeitório COTUCA
CONTROLE INTEGRADO DE VETORES E PRAGAS URBANAS
1. OBJETIVO:
Estabelecer medidas preventivas e corretivas para impedir a atração, o abrigo, o acesso e/ou a proliferação de vetores e pragas.
2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA:
- Resolução RDC nº216, de 15 de setembro de 2004;
- Portaria CVS 5, de 09 de abril de 2013;
- Resolução RDC nº18, de 29 de fevereiro de 2000.
3. CAMPO DE APLICAÇÃO:
Aplica-se a todas as áreas internas e externas do refeitório.
4. DEFINIÇÕES:
- Controle Integrado de Vetores e Pragas Urbanas: sistema que incorpora ações preventivas e corretivas destinadas a impedir a atração, o abrigo, o acesso e ou a proliferação de vetores e pragas urbanas que comprometam a qualidade higiênico-sanitária do alimento.
- Empresas Especializadas: empresa autorizada pelo poder público para efetuar serviços de controle de vetores e pragas urbanas.
- Pragas Urbanas: animais que infestam ambientes urbanos podendo causar agravos à saúde e/ou prejuízos econômicos, como ratos e baratas.
- Registro: anotação de um ato, em planilha ou outro documento, apresentando a data e identificação do funcionário responsável pelo seu preenchimento;
-Saneantes: substâncias ou preparações destinadas à higienização, desinfecção ou desinfestação domiciliar, em ambientes coletivos e/ou públicos, em lugares de uso comum e no tratamento de água.
5. RESPONSABILIDADES:
- Técnica em nutrição;
- Empresa autorizada pelo serviço contratado.
6. DESCRIÇÃO:
- Faça orçamento em três empresas diferentes para a realização de dedetização e desratização, segue em anexo lista de possíveis empresas (planilha I);
- Contrate a empresa com custos menores;
- Verifique se os saneantes (inseticida/veneno) utilizados para dedetização e desratização estão de acordo com os locais em que serão aplicados;
- Feche frestas e aberturas no refeitório