CONTROLE ESTOQUE
Os níveis de estoque são aqueles que determinam as ações de reposição ou de cautelas a serem tomadas quanto as quantidades armazenadas.
Avaliação dos níveis de estoques
Tempo de reposição; é composto de: tempo para elaborar e confirmar o pedido junto ao fornecedor. Tempo em que ele leva para processar e entregar o pedido e tempo para processar a liberação do pedido em nossa fabrica. Ponto de pedido: é a quantidade de peças que temos em estoque e que garante o processo produtivo para que não sofra problemas de continuidade, enquanto aguardamos a chegada do lote de compra, durante o tempo de reposição. • Lote de compra. É a quantidade de peças especificadas no pedido de compra que estará sujeita à política de estoques de cada empresa. Estoque máximo. É o resultado da soma do estoque de segurança mais o lote de compra
Políticas de estoques
A função de planejar e controlar os estoques são fator primordial numa boa administração de processo produtivo. Preocupa-se com os problemas quantitativos e financeiros dos materiais.
Assegurar o suprimento adequado de materiais; Manter os estoques o mais baixo ossível;Identificar os itens obsoletos e defeituosos; Não permitir condições de falta ou excesso em relação a demanda de vendas; Prevenir-se contra perdas, danos extravios ou mau uso;
Estoque de segurança
Também conhecido como estoque mínimo ou estoque de reserva, é uma quantidade mínima de peças que tem que existir no estoque com a função de cobrir possíveis variações do sistema.