Controle estatistico
Com o objetivo de atingir a meta proposta, a industria formou um grupo de trabalho, composto por técnicos envolvidos no processo de fabricação dos reatores, que iniciou o giro do Ciclo PDCA para melhorar resultados.
As lâmpadas fluorescentes são equipamentos que utilizam descargas elétricas por meio de um gás para produzir energia luminosa e seu funcionamento necessita de equipamentos auxiliares – os reatores – que visam controlar e estabilizar a corrente elétrica. Alem disso, a vida das lâmpadas e a quantidade de luz por elas produzida são dependentes do desempenho dos reatores.
O reator é um produto basicamente composto por chapas de aço, fio esmaltado (cobre ou alumínio), resina, poliéster ou epóxi para encapsulamento e capacitores, quando necessário.
Os reatores podem ser classificados segundo os seguintes fatores:
a) Sistema de ignição:
- partida convencional
- partida rápida
b) numero de lâmpadas controladas:
- simples
- duplo
c) fator de potencia
- natural
- alto
Foi descoberto, na fase de observação do ciclo PDCA, que o foco do problema estava nos reatores do tipo simples, de partida convencional para lâmpadas de 20 w, com fator de potencia natural. Estes reatores apresentavam o pior rendimento.
De posse desta informação, a equipe da indústria iniciou a fase de analise do ciclo PDCA.
Nesta fase, o grupo realizou um experimento para descobrir os fatores influentes no rendimento do reator. A partir do conhecimento técnico do grupo, dois fatores foram escolhidos para serem incluídos no estudo.
• Fator A: Peso no núcleo de aço silício grão não orientado.
• Fator