Controle estatístico da qualidade
TRATAMENTO DE DADOS
CONTROLE ESTATÍSTICO DA QUALIDADE
Renato Luiz de Souza Júnior
Canoas, setembro de 2012.
Histórico
O conceito de controle estatístico de qualidade foi introduzido na década de 1920 por Shewhart, que na época era o responsável pela inspeção de componentes para centrais telefônicas produzidas pela empresa americana BellTelephone.
Desde aquela época e até o início da 2ª Guerra Mundial, menos de 20 empresas americanas haviam adotado a idéia de Shewhart. Foi o Japão o primeiro país a adotar, em larga escala, os conceitos próprios do controle estatístico. Em pesquisa realizada em 1977, Saniga e Shirland verificaram que cerca de 70% das empresas americanas empregavam métodos de controle estatístico e ainda assim, utilizando apenas as técnicas mais simples, como a "amostragem simples" e o "gráfico da média". Segundo pesquisa não oficial, realizada em 1990, cerca de 80% das empresas brasileiras não utilizavam a informática e 54% das empresas entrevistadas desconheciam totalmente o assunto.
Os gráficos de controle surgiram a partir da necessidade de encontrar métodos mais rigorosos de controle da qualidade que pudessem gerar mais confiança nos produtos e serviços. Sendo assim, em 1924,buscando técnicas que pudessem monitorar o processo, Walter Andrew Shewhart desenvolveu o primeiro gráfico de controle.
Uso do controle estatístico na qualidade
Controle Estatístico de Qualidade é utilizado com o objetivo de avaliar a precisão e a exatidão com que estão sendo realizadas as diversas técnicas analíticas, de modo a garantir a confiabilidade dos dados experimentais, sob pena de ocorrerem falsas interpretações que consequentemente conduzem a decisões errôneas. Isso pode ocorrer em um Laboratório Industrial, mas também em qualquer outro laboratório, como por exemplo, um Laboratório de Análises Clínicas. Nesse caso particular, dá-se o nome de Controle de