Leonel
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo desenvolver experimentos na linha de produção, baseado nas ferramentas convencionais da qualidade e no método TAGUCHI. O estudo de caso foi realizado na linha de injeção plástica da empresa COMPAZ Componentes da Amazônia.S. A., instalada no Parque Industrial de Manaus - PIM - Amazonas - Brasil. O problema estudado se refere às manchas observadas sobre a superfície dos gabinetes de plástico dos televisores, os fatores de maior significância foram: matéria-prima utilizada, montagem na linha e tinta aplicada. Experimentos foram planejados e executados, o arranjo ortogonal empregado foi o L8, proposto por Taguchi. As medições das áreas das manchas obtidas foram analisadas através da técnica de análise de variância, as variáveis mais significativas para o problema foram determinadas, tais como: matéria-prima virgem e reciclada; montagem com uso de luva e sem luva; e tinta diluída e concentrada. O estudo do problema foi caracterizado através das áreas das manchas, as análises físico-químicas das mesmas determinaram contaminação no substrato por traços de metais, confirmando o mesmo resultado determinado com o método Taguchi.
Palavras-Chave: Transformação de Termoplásticos, Método Taguchi, Solução de problemas, Estatística na Produção, Planejamento de Experimentos.
1. INTRODUÇÃO
O Pólo Industrial de Manaus – PIM.Segundo a Superintendência da Zona Franca de Manaus – SUFRAMA (2007), em Manaus estão instaladas as mais importantes indústrias nacionais e multinacionais. Empresas que ao longo dos últimos 40 anos estão se aprimorando, acompanhando as mudanças econômicas e que hoje fazem do Pólo Industrial de Manaus uma referência para a indústria brasileira e internacional. As mais de 430 empresas instaladas em Manaus possuem elevados índices de inovação tecnológica, competitividade e produtividade. Apresentou faturamento médio no ano de 2006 de aproximadamente US$