CONTROLE DO DESENVOLVIMENTO GONADAL E DOS GAMETAS FEMININOS
FUNDAÇÃO DE ENSINO E TECNOLOGIA DE ALFENAS
MESTRADO EM REPRODUÇÃO, SANIDADE E BEM-ESTAR ANIMAL
ASAFE COSTA LOPES
CONTROLE DO DESENVOLVIMENTO GONADAL E DOS GAMETAS FEMININOS
Disciplina de Estruturas e Funções dos Órgãos Reprodutores
Prof. Dr. José Antônio Dias Garcia
Alfenas, 2014
2
INTRODUÇÃO
Um dos importantes processos que permitem que a vida animal na terra tenha continuidade é a Reprodução. É por meio dela que os animais e seres humanos são capazes de deixar descendentes cuja carga genética é proveniente de seus progenitores.
Tal fato permite que os novos indivíduos gerados possuam diferentes características e adaptações ao meio ambiente em que estes se inserem. A reprodução ainda possui papel crucial na seleção genética onde indivíduos portadores de alterações congênitas por muitas vezes morrem antes que transmitam a novos descendentes suas características desfavoráveis. Frente a importância do processo reprodutivo para a vida animal e humana, temse o conhecimento da extrema necessidade de se conhecer não só como o processo reprodutivo ocorre, bem como o processo embriológico responsável pelo desenvolvimento das características sexuais masculina e feminina. Tal fato abre as portas para que o processo científico e tecnológico atue, beneficiando todos os seres viventes, uma vez que com a obtenção de maiores conhecimentos a respeito do assunto, há a possibilidade de intervir beneficamente no sistema, propiciando uma melhor qualidade reprodutiva aos seres humanos, aos animais de produção que servem os seres humanos bem como na conservação da vida selvagem terrestre.
O presente trabalho realiza uma breve revisão a respeito do desenvolvimento inicial das gônadas, oogênese e foliculogênese, com intuito de somar conhecimento a respeito dos assuntos abordados.
3
DESENVOLVIMENTO INICIAL DAS GONADAS
O sexo cromossômico é estabelecido na fertilização quando um espermatozoide transportando um cromossomo X ou Y funde-se com o