determinação sexual
Determinação sexual e seu controle genético, o sexo do indivíduo é determinado no momento da fecundação. Nos mamíferos os machos são heterogaméticos (n+XY) e as fêmeas são homogaméticas (n+XX). Assim, a determinação do sexo, em mamíferos, se estabelece pelo arranjo formado entre o cromossomo X originário da fêmea e o cromossomo X ou Y originário do gameta masculino.
Classicamente, a cronologia da diferenciação sexual cursa com o estabelecimento do sexo cromossômico, seguido do desenvolvimento gonadal que desencadeará o desenvolvimento do sexo fenotípico.
Funções reprodutivas femininas e masculina.
O trato reprodutivo feminino é formado pelos ovários, útero e pelas trompas de Falópio. Os ovários são análogos aos testículos masculinos e possuem duasfunções: oogênese e a secreção dos hormônios sexuais femininos (progesterona e estrogênio)
O ovário apresenta três zonas:
- Córtex: é a camada mais externa e a maior. É revestida por epitéliogerminativo, e contém todos os oócitos, cada um dos quais inclusos em um folículo. Os folículos ovarianos também são responsáveis pela síntese dos hormônios esteroides. Eles atuam para manter odesenvolvimento dos óvulos, e também atuam sobre diversos tecidos alvos, incluindo o útero, as mamas e o osso.
- Medula: É a zona média e contém mistura de tipos celulares.
- Hilo: é a mais interna,através da qual passam os vasos sanguíneos e os linfáticos.
O folículo ovariano individual é a unidade funcional dos ovários e desempenha diversas funções:
- Fornece nutrientes para o oócito emdesenvolvimento;
- Libera o oócito no tempo devido (ovulação);
- Prepara a vagina e as trompas de falópio para ajudar na fertilização do óvulo por um espermatozoide;
- Prepara o revestimentointerno do útero para a implantação do óvulo fecundado e mantém a produção de hormônios esteroides para o feto (no caso de ocorrer fecundação) até que a placenta possa assumir essa função.Oogênese
A