Geologia geral
Iremos começar a descrição das rochas mais antigas para as mais novas, ou seja, do paleoproterozoico até o cenozoico.
O paleoproterozoico forma o embasamento da bacia amazônica, que data de 1900 milhoes de anos. É formado por rochar ígneas-metamorficas, de difícil visualização das características de metamorfismo. Apresentando intrusão de diques mamagmaticos.
No Km 129 se encontra a primeira discordância na bacia do amazonas onde a parte de rocha ígnea-metamorfica, que é um granito hidrotermalizado, é datado de 1800 milhoes de anos (paleoproterozoico) e a rocha sedimentar, da formação prosperança, que se encontra acima da camada ígnea é data do neoproterozoico (1100 milhoes de anos). Portanto se tem 700 milhoes de anos de discordância. Este intervalo foi devido ao intemperismo e erosão da camada que se encontrava acima da rocha ígnea, antes da formação da prosperança, qnd a mesma foi soerguida. Esta conformaçao ocorreu antes da formação da bacia amazonica.
Após o deposição da formação prosperança se tem nova discordância de um período de aproximadamente 100 milhoes de anos. Pois os dados seguinte que se tem são da formação de nhamunda que ocorreu apartir do devoniano inferior.
Uma evidencia dessa formação ocorre no Km 107 onde se tem uma diferença brusca de camadas. O de folhelho da formação pitinga esta sobreposta ao arenito da formação nhamunda. Sendo neste caso o arenito a camada mais antiga do afloramento. O ambiente de formação passou de continental para marinho rapidamente. A camada mais antiga é a de arenito-quartzo. Este cotumava ser um ambiente costeiro com influencia das ondas, deixando marcas onduladas além de ter períodos de exposição do sedimento ocasionando gretas de contração. Que no momento de nova cheia, a mesma se fratura formando