Resumo de reprodução sexual masculina
A reprodução é uma área da fisiologia na qual nós seres humanos gostamos de pensar em nós mesmos como se fôssemos significativamente mais avançados em relação aos outros animais. Como os outros animais terrestres, possuímos fertilização interna, o desenvolvimento fetal também é interno e somo sexualmente dimórficos.
Os órgãos sexuais do homem e da mulher consistem de gônadas, ductos, glândulas acessórias e estruturas reprodutivas externas, conhecidas comumente como genitália. Os cromossomos sexuais que uma pessoa herda determinam o sexo genético do indivíduo. A diferenciação sexual ocorre no segundo mês de desenvolvimento. No embrião precoce, os tecidos gonadais bipotentes estão associados com dois pares de ductos acessórios: os ductos de Wolff dos rins embrionários e os ductos de Muller. Conforme p desenvolvimento do processo continua esses ductos tomarão uma forma masculina ou feminina. Sendo que um se desenvolve enquanto o outro se degenerará.
A testosterona, o DHT e a substancia inibidora Mulleriana, levam a masculinizarão da genitália externa, com o desenvolvimento do ducto de Wolff e a degeneração do ducto de Muller.As mulheres nascem com todos os óvulos, que vão ter durante a sua vida, até aproximadamente 40 anos. Então os ciclos reprodutivos femininos cessam (menopausa). Os homens produzem espermatozóides continuamente deste que alcançam a maturidade reprodutiva. A produção de espermatozóides e testosterona diminuem com a idade, mas não cessa da mesma forma como acontece no ciclo feminino.
Gônadas sexuais masculinas dos animais sexuados, que possui dupla função: produzir as células sexuais masculinas (espermatozoides) e sintetizar hormônios. É o órgão onde se formam os espermatozoides. É constituído por tubos finos e enovelado (os tubos seminíferos), e por camadas envoltórias de tecido conjuntivo. A espermatogênese (ou formação de espermatozoides) ocorre por diferenciação e meiose de células localizadas na parede