Controle de a o empresarial
O controle representa uma contra parte das outras funções administrativas é a mensuração e avaliação doa resultados de ação empresarial obtida a partir do planejamento, da organização e da direção.
O controle tem várias conotações e seu significado depende da função ou área em que é aplicado, e pode ser entendido como:
- função administrativa
- um sistema automático de regulação
- função restritiva e coercitiva
O controle é a quarta função administrativa a qual depende de planejamento, organização e direção para formar o processo administrativo.
O controle consiste em verificar se a atividade controlada está ou não alcançando os resultados desejados Então ele pressupõe a existência de objetivos e planos, pois não conseguiremos controlar sem antes planejar, e por sua vez é a verificação se a execução está de acordo com o que foi planejado.
O controle tem aspectos essenciais que são: objetivo, medição, comparação e correção, e sua finalidade é assegurar o maior controle possível de um planejamento organizado e dirigido aos objetivos de antemão estabelecidos.
CONTROLE ESTRATÈGICO
Controle Estratégico é denominado também controle organizacional e trata-se do nível institucional da empresa e se refere aos aspectos globais que envolvem a empresa como um todo. Sua dimensão de tempo é o longo prazo e seu conteúdo é genérico e sintético.
Três características básicas identificam o controle estratégico da empresa: o nível de decisão, a dimensão e a abrangência.
Como sistemas abertos, as empresas procuram continuamente controlar suas atividades para se manterem sempre dentro dos parâmetros ou balizamentos esperados, e aí surge a noção do controle.
O controle visa atender a duas finalidades principais, correção de falhas ou erros existentes, prevenção de novas falhas ou erros;
Os controles podem estar localizados no nível institucional, no intermediário, ou no operacional, ou ainda espalhados entre todos eles, dependendo das características da