Controle de qualidade
Para atingir todos os objetivos da empresa, é necessário trabalhar dentro das metas estabelecidas. Abaixo estão os gráficos com as metas de cada área.
Através dos dados mostrados nos gráficos identificou-se que o setor de usinagem esta com seus indicadores fora da meta.
Utilizando a metodologia do MASP
Identificando o problema
Após a analise de dados foi constatado que temos dos problemas pontuais que são ajustes e regulagem de todas as maquinas do setor de usinagem que corresponde a 10.17% das paradas e falta de peças na maquina K que sozinha corresponde a 4.5% das paradas do setor. Com esses dados o grupo achou melhor trabalhar primeiro no bloqueio das paradas ocasionadas pela maquina K, que na analise do grupo serão de mais fácil resolução e de resultados mais rápidos. Utilizando os dados históricos das principais paradas obteve-se o gráfico de pareto para identificar o principal problema.
Para trabalhar na redução das paradas da maquina K será formado um grupo multidisciplinar com um operador, um engenheiro, um supervisor e um integrante do setor de PCP. O objetivo será buscar que o setor de usinagem cumpra a meta de 15% de horas paradas.
Observação Com a coleta de dados no setor de usinagem identificou-se que a maquina k será a primeira a ser trabalhada para obtenção da meta. O gráfico a seguir estratifica as principais causa de maquina parada.
Analise Através da execução da técnica do “Brainstorming”, onde foram apresentadas muitas ideias que permitiram a seleção das possíveis causas da falta de peças na maquina K, gerando o diagrama de causa-efeito com os principais problemas amotados pelo grupo.
Como resultado desse diagrama, foi detectado que os três itens são os principais causadores de falta de peças no equipamento K, se trabalharmos para eliminar a programação inadequada, que combinam tempo de maquina desnecessário e maquinas de