Controle de qualidade
Ensaios Analíticos * Ensaios Organolépticos
1 São procedimentos utilizados para avaliar as características de um produto, detectáveis pelos órgãos dos sentidos: aspecto, cor, odor, sabor e tato. Fornecem parâmetros que permite avaliar, de imediato, o estado da amostra em estudo por meio de análises comparativas, tem a finalidade de verificar alterações como separação de fases, precipitação e turvação, possibilitando o reconhecimento primário do produto. Deve-se utilizar uma amostra de referência (ou padrão) mantida em condições ambientais controladas, para evitar modificações nas propriedades organolépticas (Anvisa, 2008).
Aspecto: Analisa visualmente se a amostra em estudo mantém as mesmas características “macroscópicas” da amostra de referência ou se ocorreram alterações do tipo separação de fases, precipitação, turvação. O padrão a ser utilizado deve ser estabelecido pelo fabricante.
Cor: A análise da cor (colorimetria) pode ser realizada por meio visual ou instrumental. Na análise visual compara-se visualmente a cor da amostra com a cor de um padrão armazenado em frasco da mesma especificação. A análise instrumental pode ser feita por meio da colorimetria fotoelétrica ou da colorimetria espectrofotométrica.
Odor: A amostra e o padrão de referência, acondicionados na mesma embalagem, devem ter seu odor comparado diretamente através do olfato.
Sabor: Não se aplica nessa amostra
* Ensaios Físicos-Químicos
São operações técnicas que determina características de um produto, processo ou serviço, seguindo um procedimento especificado. Os equipamentos devem ser submetidos à manutenção e a calibração/aferição frequentemente, para garantir resultados verdadeiros. Todos esses processos