Controle de qualidade na industria de alimentos
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA - CCSST
CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
TECNOLOGIA DE BEBIDAS
CONTROLE DE QUALIDADE NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS
Aline Kelma da Silva Ramos
Imperatriz
2014
CONTROLE DE QUALIDADE NA INDÚSTRIA DE BEBIDAS
1. INTRODUÇÃO
Segundo a Lei nº 8.918, de 14 de julho de 1994, que dispõe sobre a padronização, a classificação, o registro, a inspeção, a produção e a fiscalização de bebidas. O termo BEBIDA refere-se a todo produto industrializado destinado a ingestão humana, em estado líquido, sem finalidade medicamentosa o farmacêutica.
Entende-se por bebidas não alcoólicas aquelas que tem ter alcoólico menor que 0,5GL, ou seja, todas as bebidas que não são alcoólicas como: chá, café, refrigerantes, suco e néctar de frutas, bebidas estimulantes, agua, entre outras.
Sistemas de gestão da qualidade estão entre os assuntos mais comentados em revistas técnicas, inclusive no segmento alimentos. Quando se fala em gestão de qualidade na industrialização e manipulação de alimentos, são obrigatórios os sistemas como Boas Práticas de Fabricação (BPF), Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC /HACCP), Programas de Qualificação de Fornecedores, Sistemas de Rastreabilidade e Recolhimento, além dos aplicados a qualquer empresa, ISO, Qualidade Total, Times da Qualidade etc. ISSO é uma certificação mundialmente reconhecida, qualquer que seja o país ou a linguagem, a abreviatura é sempre ISO, que vem do grego "isos" que significa igual, igualdade, pois o sistema prevê que os produtos detenham o mesmo processo produtivo para todas as peças.
O conceito de qualidade de alimentos, na visão do consumidor, nada mais é do que a satisfação de características como sabor, aroma, aparência, embalagem, preço e disponibilidade. Muitas vezes é desconhecida a condição intrínseca de “segurança alimentar”,