CONTROLE DE QUALIDADE: Existe vida além do trabalho
2) QVT: qualidade de vida no trabalho
A correria cotidiana faz com que muitas vezes as pessoas coloquem sua vida pessoal de lado, em especial sua saúde, em detrimento de sua vida profissional. Cobranças, metas, estresse, fazem com que os funcionários adoeçam prejudicando inclusive a produção e produtividade, o que torna a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) assunto indispensável em diversas organizações.
3) QVT como auxílio ao estresse no setor bancário
Com lucros cada vez maiores e metas muitas vezes abusivas sob intensa pressão, a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) no setor bancário terá bastante influência na vida pessoal e no desempenho profissional desses trabalhadores que vivem sob estresse contínuo.
O trabalho será realizado através de levantamento bibliográfico a fim de identificar e analisar casos mostrando como o programa QVT melhora a qualidade de vida dos bancários.
4) PROBLEMA
Cobranças e metas difíceis de atingir estão adoecendo os bancários? Muitos solicitam que tirem suas funções em razão de um “pedido de socorro” do corpo, como mostra uma pesquisa indicada pela Agência Brasil em 2011:
Uma pesquisa feita pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região mostra que 84% dos trabalhadores tiveram algum problema de saúde com frequência acima do normal. De acordo com o resultado da amostragem, o estresse ocupa o primeiro lugar na lista, aparecendo em 65% dos relatos. (ALBUQUERQUE, F., 2011)
5) HIPÓTESE
O programa de QVT tende a dar mais qualidade de vida aos trabalhadores, tornando os funcionários mais motivados, melhorando seu desempenho profissional.
(…) os programas de qualidade de vida no trabalho diminuem o estresse e aumentam a motivação e em seguida que a qualidade de vida juntamento com o salário são considerados pelo bancário como os fatores mais importantes no emprego. (DUARTE, BORIN e ALMEIDA, 2010, p. 80)
6) OBJETIVOS
Este trabalho se propõe a