Controle de microorganismos
Controle de Microorganismos
Microbiologia
Profº Paulo
Acadêmica: Antonia Bruna
Acadêmica: Jusley Veiga
Acadêmica: Priscila dos Anjos
Controle de Microorganismo
Introdução
O controle científico do crescimento microbiano começou somente há cerca de 100 anos; Pasteur levou os cientistas a acreditarem que microrganismos eram a causa possível de doenças Na metade do século XIX iniciaram as primeiras práticas de controle microbiano em procedimentos médicos – lavagem das mãos e técnicas cirúrgicas assépticas. Mesmo na Idade da Pedra é provável que os seres humanos já utilizassem algum método físico de controle microbiano para preservar alimentos; A secagem e o uso do sal (pressão osmótica) provavelmente estiveram entre as técnicas iniciais. Ao selecionar os métodos de controle deve-se considerar: - Calor pode inativar vitaminas e antibióticos- látex e borracha podem ser danificados com o calor- considerações econômicas: descartáveis X vidraria reutilizável.
MÉTODOS FÍSICOS DE CONTROLE MICROBIANO Bico de Bunsen Autoclave Fervura
Pasteurização Autoclave * CALOR Causa a morte microbiana através da desnaturação das proteínas (úmido) ou oxidação (seco). A resistência ao calor varia entre diferentes micróbios. * Ponto de Morte Térmica: é a menor temperatura em que todos os microorganismos em uma suspensão liquida serão mortos.
Tempos de morte térmicas: Período mínimo em que todos os microorganismos são mortos em uma cultura liquida em uma dada temperatura.
Tempo de redução Decimal: tempo em minutos que 90% de uma população, em uma dada temperatura serão mortos.
O CALOR USADO NA ESTERILIZAÇÃO PODE SER APLICADO EM DUAS DIFERENTES FORMAS * CALOR ÚMIDO: fervura, vapor de fluxo livre, autoclave, pasteurização e UHT. * CALOR SECO: chama direta e ar quente (incubadora).
* CALOR ÚMIDOAUTOCLAVE
Método preferencial de