controle de estoque
O planejamento e o controle de estoques são de grande importância para o resultado financeiro de uma empresa e causam alto impacto no custo do produto. Assim, torna-se necessário aperfeiçoar a sua gestão com o objetivo de propiciar uma redução de custos adequando-se a realidade de mercado e a concorrência. Para determinarmos o custo das mercadorias estocadas, faremos uso dos custos das compras, isto é, do valor pago pela aquisição de tais mercadorias acrescida das despesas acessórias. Tendo em vista que a empresa poderá adquirir um mesmo tipo de mercadoria em datas diferentes, pagando por ela preços variados, para determinarmos o custo das mercadorias estocadas, há necessidade de adotarmos algum critério. Os critérios conhecidos são:
PEPS;
UEPS;
Custo Médio.
PEPS
A sigla PEPS significa Primeiro que Entra, Primeiro que Sai, e é também conhecida por FIFO, iniciais da frase inglesa First In, First Out. Adotando esse critério para valoração dos estoques, a empresa atribuirá às mercadorias estocadas os custos mais recentes. Tomemos como exemplo uma empresa que adquiriu cinco lotes de determinada mercadoria durante um período, tendo por eles cinco preços diferentes (um preço unitário deferente para cada lote). Suponhamos que, após efetuadas as cinco compras, a empresa tenha vendido dois lotes, restando em estoque três deles. Este estoque será valorado da seguinte maneira:
Um lote pelo custo da última compra;
Outro lote pelo custo da penúltima compra;
Outro lote pelo custo da antepenúltima compra; Para entender melhor, veja as sete operações apresentadas no início deste tópico, devidamente registradas na respectiva ficha:
MERCADORIA: PORTAS DE CEDRO TAMANHO 2,00 x 0,80 m
MÉTODO DE CONTROLE: PEPS
ENTRADAS
SAÍDAS
SALDOS Data Histórico