Controle de estoque
A gestão de estoques no setor de serviços: o estudo em uma empresa de venda a varejo.
Idamar Sidnei Cobianchi Nigro (UNIMINAS) idamar_nigro@uniminas.br
Waldemir Teixeira Gomes (UNIMINAS) waldemirtg@hotmail.com
Resumo: Este estudo mostra como é feita a gestão de estoques numa empresa que atua no mercado de varejo. O estudo foi realizado com o objetivo geral de analisar a gestão de estoques em uma empresa que fornece insumos para o setor agropecuário e para o varejo voltado para nutrição animal. De forma específica buscou-se estudar o comportamento da demanda dos principais produtos da empresa estudada através do levantamento de uma curva ABC e, assim, elaborar um modelo de gestão dos estoques considerando o nível de serviço desejado pela organização. A pesquisa pautou-se pelo levantamento dos dados junto à organização. A partir daí elaborou-se um modelo de gestão de estoques que se adequasse melhor ao sistema da empresa. Após o modelo escolhido, os resultados mostraram que além dos níveis de estoque diminuirem, o número de pedidos reduz consideravelmente.
Palavras-chave: Gestão de estoques; Classificação ABC, Nível de estoque, Redução de custos. 1. Introdução
A competitividade de uma organização é um fator determinante para o seu sucesso em um mercado de acirrada concorrência. Há diversas maneiras de se incrementar a competitividade de uma organização. Este trabalho irá discutir a gestão de estoques como fator de grande importância na construção de uma vantagem competitiva que permita a sobrevivência da mesma no mercado. O principal argumento para se estudar a gestão de estoques é o grande impacto financeiro que é possível se obter através do aumento da eficácia e da eficiência das operações da organização.
As políticas de estoque são suficientemente importantes para que gerentes de produção, de marketing e de finanças trabalhem de forma conjunta com a finalidade de cumprir o