Processos de software... rup/xp/scrum
Rational Unified Process® (também chamado de processo RUP®) é um processo de engenharia de software. Ele oferece uma abordagem baseada em disciplinas para atribuir tarefas e responsabilidades dentro de uma organização de desenvolvimento. Sua meta é garantir a produção de software de alta qualidade que atenda às necessidades dos usuários dentro de um cronograma e de um orçamento previsível.
Fases do RUP
Fase de Concepção / Iniciação: Essa fase faz a união do pedido do cliente com a proposta dos desenvolvedores visando atender a expectativa do cliente, mostrando a ele os riscos e as estimativas de custo e prazo para não perder o foco do projeto. Assim, partindo para o escopo do projeto, para que seja dada continuidade ao desenvolvimento do software.
Fase de Elaboração: Tem como foco a modelagem do sistema relembrando o fator dos riscos e da melhoria de pontos que estejam com problemas, e questões que estejam intrigantes como : "É viável investir este capital?" , "É confiável este plano de projeto ?" Tudo é esclarecido nesta etapa.
Fase de Construção: Essa fase é crucial pois é nela que se constroem toda interface do programa após havido várias reuniões para o desenvolvimento do mesmo. O seu maior foco nesta fase é observar quais componentes podem ser adicionados ao software para uma melhor funcionalidade.
Fase de Transição: Abrange mostrar ao usuário a fase final do produto, após terem acontecido alguns testes. Agora existe o treinamento do usuário final para que não haja nenhum problema de entendimento do programa, tornando o usuário apto manipular o sistema, disponibilizando ao mesmo uma versão Beta.
XP
XP (do inglês Extreme Programming), no português Programação Extrema. É um software ágil e desenvolvido por uma equipe que visa a agilidade e que está apto a constantes mudanças nos processos de desenvolvimento de um software.
Os cinco princípios fundamentais para desenvolver um software adotado por programadores em XP são: comunicação,