Merchandising
O que é?
Merchandising é uma ferramenta de Marketing, formada pelo conjunto de técnicas responsáveis pela informação e apresentação destacada dos produtos no ponto-de-venda, de maneira tal que acelere sua rotatividade.
Para que serve o Merchandising?
Os produtores e distribuidores estão ligados pelo merchandising e os seus objectivos são diferentes. O produtor utiliza o merchandising para maximizar o volume de vendas em detrimentos dos produtos concorrentes e valorizar a imagem das suas marcas ou desenvolver parcerias com distribuição neste sentido.
O distribuidor utiliza o merchandising com o objectivo de maximizar as vendas do conjunto do seu estabelecimento e maximizar a rentabilidade dos investimentos efectuados no ponto de venda. A venda de produtos que lhe asseguram uma forte margem bruta ou uma rotação rápida de stocks, o que lhe permite reduzir os custos financeiros de gestão de stocks e armazenagem. A grande preocupação é a satisfazer do cliente e utiliza o merchandising de modo a facilitar a escolha dos consumidores, tornando a visita ao estabelecimento o mais agradável possível.
Qual a história do Merchandising, Quando e onde surgiu o Merchandising :
O Merchandising intensificou-se com o surgimento do auto-serviço nos Estados Unidos, na década de 1930. Na época das antigas lojinhas com balcão começaram a perceber o sucesso que as vitrines faziam e notaram que as mercadorias expostas eram muito mais compradas do que as não expostas. Começaram também a transformar todo o interior das lojas em verdadeiras vitrines, nas quais se podia ver e escolher todas as mercadorias e assim foram transformando em lojas de auto-serviço, onde o consumidor escolhe os produtos.
10 Regras
Manter gôndolas e produtos limpos e organizados
Identificar e precificar todos os produtos corretamente
Respeitar o agrupamento de produtos por família (setorização)
Expor produtos de forma vendedora e explicativa
Valorizar produtos em promoção utilizando