Controle Da Qualidade
Evolução histórica da qualidade
Anelise Maschio Alves
Neusa Silvane Henn
Caxias do Sul, abril de 2015
ARMAND FEINGENBAUM:
Data e país de nascimento? Ainda é vivo?
Armand Vallin Feigenbaum nasceu em Nova Iorque, em 6 de abril de 1922 e faleceu em Pittsfield, Massachusetts,em 13 de novembro de 2014 aos seus 92 anos de idade.
Trabalhou em alguma empresa? Qual ou quais?
Sim. Ele foi diretor de operações de manufatura da General Electric no período de 1958 a 1968 e atualmente era presidente e CEO da General Systems
Company of Pittsfield, Massachussets, uma firma de engenharia que projeta e instala sistemas de operações.
Citar uma obra (livro ou artigo) publicada e do que tratava esta obra?
Armand Feingenbaum escreveu seu primeiro livro, que se tornou um bestseller e lhe conferiu notoriedade mundial, “Controle Total de Qualidade, ele propôs a ideia de que a qualidade só poderá resultar de um trabalho em conjunto de todos os que estão envolvidos no desempenho da organização, não apenas de um grupo de pessoas”. Embora Feigenbaum também defendesse a criação de uma estrutura organizativa de suporte à qualidade, a Engenharia de Qualidade, que seria a responsável por resolver questões de qualidade que englobassem mais de uma área da empresa. Assim, a abordagem proposta por Feigenbaum dá ênfase à comunicação entre os departamentos da empresa, principalmente os responsáveis por produção, materiais e design.
Qual foi a contribuição de Feingenbaun para a qualidade?
Suas contribuições para o corpo de conhecimento da qualidade incluem: Controle da Qualidade Total é um sistema eficiente que visa integrar esforços para desenvolvimento, manutenção e aperfeiçoamento da qualidade de vários grupos numa organização, de forma a permitir marketing, engenharia, produção e assistência dentro dos níveis mais econômicos e que possibilitem satisfação integral do consumidor.
O conceito da fábrica escondida — a ideia que muito trabalho extra é realizado
ao