Controladoria
PLANEJAMENTO ORÇAMENTARIO
O planejamento orçamentário envolve a determinação dos objetivos da corporação e a determinação de um plano apropriado para atingir seus objetivos.
A função do planejamento orçamentário é coordenar as várias atividades de uma organização para que os objetivos da companhia sejam alcançados, ao invés de somente objetivos departamentais ou divisionais.
1. NECESSIDADE DE FLEXIBILIDADE
O planejamento orçamentário não deve ser encarado como um plano rígido, pois a alta volatilidade econômica e as mudanças ambientais contemporâneas requerem capacidades de ajustes rápidos nos planos organizacionais.
Algumas empresas adaptam seu planejamento orçamentário as mudanças das condições fazendo um orçamento provisório que é preparado a cada trimestre embora com duração de um ano. No final de cada trimestre o plano para os próximos 3 meses é revisado, assim o orçamento é mantido sempre atualizado.
2. ORGANIZAÇÃO DO ORÇAMENTO.
Em grandes organizações o orçamento está sempre nas mãos da comissão orçamentária, cuja função é coordenar e controlar o processo orçamentário.
As informações do departamento de orçamento são requeridas aos gestores das divisões . As estimativas orçamentárias são baseadas em informações que fluem de baixo para cima, dentro da organização. A proposta final será apresentada a diretoria para a aprovação final.
3. ETAPAS DO PROCESSO ORÇAMENTARIO
O primeiro estágio é a determinação dos fatores chaves ou as restrições que impõem limites aos planos orçamentários.
Dentre estes limites destaca-se a capacidade produtiva da empresa ou limites máximos de ocupação do mercado.
A pergunta básica inicial é o que a organização é capaz de produzir e vender no período orçamentário?
Por esse motivo o orçamento de venda deverá ser sempre o ponto de partida e o processo de suporte do processo orçamentário.
Uma vez definido o os níveis de venda , os custos das vendas, o orçamento da produção e o nível